sexta-feira, 4 de julho de 2008

O fim e o começo.


Bom, Depois de quase onze meses morando aqui em Xi'an, China, eu me preparo para ir embora. Dentro de três horas eu vou entrar num trem com destino à Shanghai, onde vou começar minha viagem pelo oriente. Devo visitar alguns lugares da costa leste do país e depois ir para o norte, para Pequim, para encontrar Alan, que vai se juntar a mim.

Estes tempos aqui serviram para muita coisa. Aprendi que os chineses são muito diferentes, apesar da sua simpatia no geral se assemelhar à brasileira. Aprendi a ter paciência, a tolerar mais as diferenças, as atitudes incompreensíveis, as pessoas chatas. Meu ônibus quase despencou no barranco cheio de neve, eu achei que o terremoto ia me levar. Aprendi a fotografar melhor. Passei muitas oras sozinho, refletindo sobre milhares de coisas. Destilei minha identidade de brasileiro pelo contraste com o diferente.

....


Esta semana fui dar um olhada no zoológico de Xi'an. Abaixo, a única coisa que me interessou o suficiente para tirar uma foto. Tenho que confessar que as fotos de tubarões do Miguel Rio Branco me fizeram começar a fotografar animais do gênero "assassino".


Fiz um dia de despedidas com meus estudantes, primeiro os de português, que me levaram para o karaokê às 11 horas da manhã (óbvio que me fizeram cantar) e depois me levaram para comer um monte. Em seguida fui me encontrar com os alunos de espanhol no campus novo da universidade, onde eu dava as aulas. Eles estavam me esperando num restaurante para comer também. Acho que ficaram um pouco decepcionados quando viram que eu não poderia comer mais que um pedaço de tomate.
Esses programas são bem chineses: karaokê e restaurante. O primeiro parece ser uma moda em todo o oriente na verdade. Tem em toda esquina, geralmente um prédio de uns 4, 5 andares, como se fosse um hotel. São salas privadas de vários tamanhos, com uma televisão enorme, sofás, dois ou mais microfones, etc. Vão grupos de estudantes, colegas de trabalho, às vezes até representantes de empresas indo fazer negócios. Niguém liga se vocês canta muito bem, eles gostam da diversão. O foda comigo é que eu só podia cantar músicas em inglês, e só tem as conhecidíssimas, todas dos anos 70 e 80. Imagina os clipes que passam junto com essas músicas... uma tristeza.


A última vista da universidade.

-----------

Agora começo uma jornada que sei que vai fechar este período com chave de ouro. Vou começar uma viagem a partir de uma outra, não a partir de casa, é uma sensação bem interessante. Você não está escapando de uma rotina nem deixando suas preocupações de lado, é uma viagem mais pura, eu diria, porque não inclui uma vontade de relaxar, de distrair. Viajo concentrado em aprender e me divertir. Cabeça aberta e dá-lhe olhar de estrangeiro.

Obrigado a todos que passaram por aqui.

Vou fazer posts da viagem a cada tanto.




Abraços

6 comentários:

Anônimo disse...

Querido zézinho;

sabemos que nunca estivemos longe. sangue é mais denso que agua, que é uma das coisas mais densas que tem. memória genética, cargas emocionais, experiencias de um e do outro que sempre compartilhamos sem censura, fazem os nossos relogios clicarem juntos.
transmimento de pensação é batata.
mas, mais uma vez, me sinto muito próximo de vc, uma vez que encerrei a etapa de NYC também e estou ansioso para começar esta nova contigo.

parabéns por ter cumprido tua missao aí. vc foi muito corajoso e foi, como sempre, de uma sabedoria muito profunda...

estamos todos muito orgulhosos. sei que posso falar por todos que te amam, quando digo que sempre soubemos que a cada dia que passa vc ficaria mais e mais especial...

enfim, nao gosto muito nem preciso deste formulario de comentario de blog para te dizer que te amo, que te amamos, que estamos orgulhosos e felizes por vc.

enjoy xhanghai, vai mandando noticias. vamos dar alguns dias pro consulado chines resolver meu visto e logo menos estaremos os dois na cidade proibida. ansioso para te ver depois de um ano em que mudamos muito mas que nao deixamos de saber das mudanças do outro.

como sempre digo e sempre direi,

to contigo e nao abro.

parabéns, vc merece!!!

abraços do teu irmao.

a.

Renato Negrão disse...

Diego, boa viagem a apertir de uma viagem. Gosto muito de entrar no seu blog e saber das novidades, espero que daqui em diante só tenha coisas boas para contar. Uma viagem como essa que vc está fazendo é sempre uma oportunidade para as coisas inisitadas... as melhores coisas.

ABraço,
Renato Negrão

Anônimo disse...

Boa sorte meu filho! Faco minhas as palavras do meu querido (3 filho...) Alan qdo diz q todos nós sabiamos q vc seria alguem mto especial.
Temho mto orgulho de vc e desejo q vc aproveite e desfrute desta nova aventura. Q todas as sensacoes, sabores e cheiros fiquem em ti para sempre. Vai la Die, o mundo esta a tua espera e vc pronto para conquista-lo.
Manda noticias, se cuida
Te amo
Ma

Unknown disse...

Hoje (e por mais um mes) estou em Cartagena de las Indias, Colombia, sentindo um pouco do que sente um amigo que esta ao extremo oriente do mundo...
Uma das coisas mais incríveis e belas que eu conhe´co é poder tocar em algo a distancia, aparentemente por meio de palavra e imagem, mas certamente pelos pensamentos... e creio que é simplificar ate demais chamá-los de "pensamentos".

me encantou sua viajem Diego!
com certeza o que segue desde agora será tao ou mais encantador que o quanto eu conheci do que vc viveu em Xhanghai...

BEIJOS!a vc e ao Alan..
e boa viajem! a todos nós estrangeiros

Anônimo disse...

Irado teu blog Diego!
Diferente de qualquer blog que ja li, muito curioso e da vontade de ler a proxima.

Abraçao e a gente se ve por ai;
Kiko

Anônimo disse...

I find you post very interesting, and I am interested to put thispost on my site. if you still have others post about it? maybe we could exchange articles