sábado, 29 de setembro de 2007

Outono



...felicidade de brasileiro na China dura pouco. Lá se foi o sol pro hemisfério sul. Ontem o dia amanheceu nublado e chuvoso. Está garoando sem parar até agora à noite e a temperatura só faz cair. Bem que tinham me avisado: não existe meia estação aqui, só inverno e verão. Pois é, quando o calor insuportável acabou, tive duas semanas de tempo quieto e ensolarado e eis que o frio chega, e úmido, bem úmido. 11 graus agora. Se semana passada estava sem camisa perambulando pelo apartamento, agora tenho uma blusa me agasalhando. Espero mesmo que a calefação aqui, quando o frio de verdade chegar, funcione direitinho...




Começo desta semana, com a lua cheia, os chineses comemoraram o festival da Lua. É uma coisa tipo natal pra eles, reune-se a família, os amigos mais chegados e as namoradas para jantar e comer uns tais bolinhos da lua. E olhar pra lua. Diz a lenda que há muito tempo atrás, uma bela imortal, Chang'e foi mandada à Terra pelos deuses para se redimir por quebrar um valioso vaso de porcelana do palácio do paraíso. Aqui embaixo, ela casou-se com um sujeito que era um herói e que depois virou rei, ela, consequentemente, rainha. Ele tornou-se um déspota e quis ser imortal, fabricando uma pílula da imortalidade. Chang'e engoliu a pílula do marido, não se sabe se por engano ou com malícia, e a questão é que o cara ficou uma fera. Ela fugiu pela janela do sótão porém não caiu, voou e foi parar na Lua, onde vive até hoje. Dizem que quando os chineses estavam sob o domínio dos mongóis, no séc. XIV, um revolucionário muito esperto conseguiu autorização do império pra distribuir bolinhos redondos pra comemorar a longevidade do imperador mongol. Na verdade ele escondeu dentro dos doces uns papeizinhos com a data da revolução, que acabou por expulsar os estrangeiros opressores.

Os supermercados estavam bombando de bolinhos da lua de todos os sabores, tipo panetone em São Paulo em dezembro. Ganhei uma caixa, com uns tantos bolinhos, da universidade. São mais ou menos, nada de muito especial pra quem cresceu com quindim, doce de leite e bomba de chocolate. Mas são interessantes, bem massudos, pequenos, com recheio de batata doce, abóbora, doce de feijão e por aí vai.

Ontem chegou o outro professor brasileiro aqui na universidade, uma cara de 38 anos que nasceu no Rio Grande do Norte, mudou-se pra sampa, estudou na PUC e faz doutorado em ciências políticas na USP. Ele é professor de português de verdade numa escola estadual de Carapicuíba. Gente boa, um brasileiro típico. Trouxe livros bons e café.

....

Muito tempo livre, poucas obrigações concretas. Só as muitas atividades que eu mesmo me imponho, estudar chinês, ler muito, pesquisar, estudar mais chinês, escrever pra vocês, comer, fumar um cigarro, assistir um filme. Agora vou ter mais tempo livre. Meu trabalho como professor vai começar só na segunda metade de Outubro e começa pra valer mesmo em Novembro. Férias pagas, mas muita vagabundagem também não é bom.
Enfim, semana que vem, feriado nacional chinês por causa do dia da...,( como direi?), criação da República Popular da China, vamos numa trip pra Jiuzhaigou, um lugar a dez horas ao sul daqui de Xi'an. Quem já viu o filme herói vai lembrar dos caras lutando num lago no meio de umas montanhas verdes, verdes. Reza a lenda que é pra lá que nós vamos passar 5 dias. Nós e 300 milhões de chineses! Se quiser, dê um google e ache algumas imagens desse lugar ou, o que é mais recomendável, espere eu trazer umas fotos diferentes, pessoais, fora do lugar-comum e mostrar neste blogue. Há!

ciao!


3 comentários:

Dina na China disse...

que legal Diego. O lugar é demais. Vou muito querer ver as suas fotos. Acho que vc vai curtir muito e espero que os coleguinhas da viagem sejam legais além da estrada e etc. A lua estava cheia e linda por aqui em cima (ou baixo)? fico no aguardo
boa viagem. Dina

Anônimo disse...

E ai diego,

beleza? Aqui é o Leo, primo da Su. A gente se conheceu em um natal aqui em casa, lembra?
Foi ela que me falo deste seu blog, já que eu me interesso muito pelo país e estudo mandarim a 7 meses.
Eu realmente pretendo ir à China, e achei esse um bom meio de ir me acostumando com a idéia e vendo como estão as coisas por aí.

Vc ainda vai me ver muito por aqui!
Abraço,

Leo

Anônimo disse...

Muito legal você contar as lendas e os porquês por trás do que você diz. Irado o Festival da Lua, e mais irado ainda fazer uma trip pela China... UHUUU.. Enjoy, boy....E não esqueça o agasalho! Continuo por aqui... Beijos