quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Sobre monumentos e fruição

Olá!

A cidade de Xi'an, como eu já contei em mensagens anteriores, está cheia de edificações antigas. O interessante é que, diferente de cidades como Ouro Preto, por exemplo, que hoje é um retrato vivo de uma certa época, Xi'an já era antiga antigamente. Muitos monumentos e palácios já foram destruídos, reconstruídos, reformados e transformados há séculos atrás. Ou seja, remete à milhares de anos de história como um todo. Cada lugar antigo tem uma história diferente. Vou mostrar dois pontos turíscos que visitei nas duas últimas semanas: a muralha da cidade e a grande torre do ganso selvagem. (tem uma outra que é a pequena, que ainda não fui)

A Muralha.


A muralha da cidade antiga já esteve em outro lugar, já teve outro tamanho, outras formas e o que existe hoje é uma versão meio reformadinha da que sobrou da última dinastia que a usou. É uma coisa de doido, faz um retângulo de uns 20 e poucos quilómetros de extensão em volta do centro da cidade. É alta e bem larga, com vários túneis por debaixo onde passam as avenidas principais. Têm uns 6 portões principais e outros menores. Um fosso com água dá a volta em toda a extensão. Este é o portão principal, o do sul.

Dei a volta inteira, metade à pé e a outra de bicicleta que eles alugam pros turistas. Como o negócio é gigante, tinha umas horas que não tinha ninguém no alcance da minha vista astigmática. É muito legal ver a cidade da perspectiva da muralha, achei umas coisas bem interessantes. Como a estação de trem de Xi'an:






A grande torre do ganso selvagem.

Esta torre fui contruída no séc. VII d.C. quando um príncipe chinês, Xuan Zang, voltou da Índia depois de 17 anos trazendo consigo mais de 600 volumes das escrituras budistas. Era o budismo chegando com tudo na China e o a torre foi construída para abrigar essa literatura. Tinha cinco andares e anos depois foram acrescentados mais cinco. Durante a segunda guerra mundial, três andares foram destruídos, sobrando os sete que existem hoje. A torre está cercada por vários templos e construções budistas. Não dá pra dizer quais têm mais de mil anos e quais eles construíram na última década para abrigar as lojinhas. Você paga pra entrar no complexo turístico e depois de novo para subir na torre. (!!)
O fato é que é muito lindo. Você entra por uma portinha e sobe por uma escada interna que vai dando à volta pelas paredes acima. Em cada andar tem uma janela pra cada um dos pontos cardiais. A cidade inteira é assim retinha, todas as ruas são leste-oeste ou norte-sul.




...

Nos últimos dias, um surpresa: o sol resolveu aparecer, trazendo com ele um céu azul maravilhoso! Sem neblina. Obviamente estou aproveitando, passeando, estudando na varanda (comecei a fazer aulas pariculares de chinês, duas vezes por semana) e o bom é que não está muito quente, está muito boa a temperatura.

Esta é a entrada principal do campus antigo da universidade, onde moro.

O sol saiu e descobri um costume do povo daqui: colocar as colchas na rua pra tomar uma corzinha quando isso acontece. Dá pra dar uma bela arejada.


Delícia, o mundo fica muito diferente com um tempo assim, e a vida também.






Tem uma chinesa que vem limpar meu apto. uma vez por semana. Ela está aqui agora e é bom eu sair do computador pra ela poder limpar a sala também.

Muitos beijos.

12 comentários:

Dina na China disse...

Muito legal Diego.
Gostaria de saber o que estavam fazendo no descampado? e aqueles predios qyue a gente vê a bunda são de quando? Aquele rio fede onde botam as colchas?
Muito interessante os seus comentários. Vc escreve muito gostoso. DEMAIS

Unknown disse...

di,
eu tô super lendo suas coisas!
e amando tudo, as fotos estão fantásticas, gostaria de comentar sobre váááárias! mas essa do descampado, eu pensei q podia ser uma pelada q os chineses tavam jogando...

bjim

Unknown disse...

.........

nem dá pra perguntar como vão as coisas aí na China... vc tem um blog inteiro (e mto lindo e interessante por sinal) só pra responder essa pergunta!

hj não deu tempo de ver o ultimo post, mas vi as fotos e achei incrível! aquelas anteriores, da viela a noite... sem comentários (dá um misto de admiração com um pouquinho de inveja...rs)

As aulas de foto por aqui tão ficando mais agitadas! Amanhã vamos fotografar a região da cracolandia! encontro na Luz, as 6 e meia...

enfim...

continuo acompanhando o blog...

BJOS

choronaz disse...

Didizinhoooooooooooooooo,
só pra você saber que tenho passado por aqui de vez em quando e tenho lido, aos poucos, a sua história por aí. Ainda não estou completamente atualizada, mas está uma delícia de te ler, viu?!!!! Fora as fotos, que vão dando vida a esse lugar tão distante das minhas refrências visuais, hehe!!!!

Beijo saudoso, saudade de skype,
Verô.

Unknown disse...

e aí Di!!!

Só vi seu blog hoje. Está incrível. Vou acompanhar sempre!!! É legal porque é uma forma da gente manter contato com vc e evitar aquelas perguntas óbvias de "como está aí na china?" ou "é difícil o chinês?"

que pena que vc não pode ver meu flickr!!! montei um flickr pro para ver se consigo uns trampinhos...

abraço cara!!!!
dani

Unknown disse...

Esqueci de dizer que as fotos estão demais!!!!!
Você está montando um futuro livro fotográfico maravilhoso sobre a China! Já pensou nisso?

abraço

j disse...

oi di! eu entendo muito o lance da vida mudar quando sai um solzinho e a temperatura está agradável - no meu caso acima de 15 graus.. jeje.. eu tbm tenho lido sempre teu blog, é muito gostoso o jeito como escreve e as fotos sao muito lindas.. beijocas!!!
uma pergunta, a foto da varanda é antes de vc limpa-la, nao?

Anônimo disse...

Oi Di!

A China pelo seus olhos e bem interessante! Estou adorando a esperiência....

Bjos Tali

todestrip disse...

A grande torre do ganso selvagem.

Diego, suas fotos estão lindasa cara! E a névoa essa cidade é simplesmente fu-di-da...

Beijão da Tati

Anônimo disse...

Olá menino! Nem preciso perguntar como vai ( e por onde vai) o Diego na China. Tenho acompanhado (não tanto quanto gostaria) atráves desse surpreendente blog, um pouco de suas experiências... É bonito perceber como você realmente está na China de corpo e alma.
Quanta beleza em suas fotos, quanta leveza em seus textos!
É incrível conhecer a China através de seu olhar. Lindo! Fantástico! Gostei particularmente da foto da muralha..Continuo por aqui . Beijos

Anônimo disse...

estou lendo... me envolvendo com cada palavra... mas as imagens não me deixam continuar... meu olho se volta pra elas, numa ansiedade de enxergar tudo, as vezes olho para o lado para ver melhor, mais....e estou na minha casa, só a tela do computador não dá conta da minha curiosidade.

felicidade.

ursula.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.