sábado, 25 de agosto de 2007

A viagem

(Mensagen criada originalmente como um email, no dia 22 de agosto de 2007, quarta feira.)

Ola!

Bem,

vai ser dificil a principio, mas vou ter que escrever sem acentos, vcs me desculpem, eh que eles estao longe de funcionar num teclado na China...

Hoje eh quarta-feira, sao 6 e meia da tarde. Estou sentado numa lanhouse, numa poltrona soh pra mim, olhando pra um monitor de cristal liquido. Cheguei em Xi An depois de muitas horas de viagem na segunda de noite, no Brasil ainda era segunda de manhazinha.
((Toronto e o lago Ontário))
Em Toronto, onde tinha que trocar de voo, saih para visitar a cidade porque tinha algumas horas pra esperar pelo embarque. Tive sorte: fiz amizade com uma companheira de viagem que morava lah e me levou de taxi ateh onde ela dividia uma antiga casa com o namorado. Natasha era seu nome. O motorista era indiano, como a maioria dos taxistas que vi pela cidade. Toronto esta repleta de chineses e indianos, pelo menos por onde eu passei. Da casa deles eu peguei um bonde ateh o centro. Foi facil me virar num lugar onde todos falam ingles e tudo funciona muito bem, como era de se esperar num pais de primeiro mundo como o Canada. Passeei um pouco pelo centro e estava comecando a ficar com fome quando, procurando algum lugar para comer, quem sabe, um hotdog, dei de cara com uma feira de cultura indiana e comprei um pao estranho com duas sobrecoxas de frango por cima, obviamente encharcadas com um molho de curry extremamente apimentados. ((estação Dundas do metrô))
Depois de voltar pro aeroporto mais rapido do que esperava, comecei jah na sala de embarque pro meu voo ateh beijing (pequim, para quem nao sabe - pei quer dizer norte e jing, capital, cidade.), como dizia, comecei a perceber como eram os chineses, porque 90 por cento dos passageiros eram daqui. ((fumando um pigas do lado de fora do aeroporto))
A viagem do Canada ateh a China foi uma coisa indescritivel. Imaginem voar num aviao gigantesco, cheio de olhinhos puxados mexendo nos seus monitores de tv individuais, numa viagem de interminaveis 13 horas, onde o sol nunca se mexe do horizonte, voando contra a rotacao da terra . O que vc acha que acontece com seu corpo e com sua cabeca quando vc parte de um lugar as 2:30 da tarde e chega 13 horas depois as 3:30 da tarde do dia seguinte sem nunca ter visto o sol se por. Nao existiu a noite de domingo pra segunda pra mim.
Depois de esperar algumas horas no aeroporto de Beijing, sem coragem de passar da porta do edificio por causa dos abafados 36 graus que fazia, peguei o ultimo voo ateh Xi An.
((aeroporto de Beijing))
((restaurante no aeroporto))
((uma das lojas na sala de embarque, bem chinesa, imagina))
((meu avião pra Xi'an))
Eu jah estava exausto, apesar de ter dormido ateh que bastante no ar. Cheguei aqui e tinha uma mulher me esperando com meu nome escrito num folha sulfite (obviamente meu sobrenome estava escrito errado...). Ela falava um espanhol ateh que bem razoavel. Seu nome era Margarita. Os chineses costumam ter nomes ocidentais para nohs ocidentais. Como ela tinha estudado espanhol, seu nome era como tal. Entramos numa van e fizemos uma pequena viagem ateh o campus antigo da universidade
onde ficam os alojamentos. Calor insuportavel eh tudo que eu pensava naquele momento, ateh o sono tinha sumido com a exitacao da chegada. Eram 10 e meia da noite e estava mais de 30 graus, nem no Rio eu passei tanto calor. Quando chegamos ao meu apartamento, que fica no terceiro andar de um predio de quatro pavimentos, qual a minha surpresa! Eu nem sabia se ia ter um quarto soh pra mim. Afinal eu tinha um apartamento de 60 metros quadrados soh pra mim!!! Quarto com cama king size, ar condicionado, guarda roupa. abajur.... Sala com varanda, escrivaninha, tv, poltronas. Cozinha com geladeira e freezer. Banheiro desses bons. Agua quente por toda casa ( nao que eu esteja usando). Ontem, Margarita veio me buscar de manha cedo pra me mostrar os arredores e me situar. Trocamos dinheiro, compramos um chip pro meu celular funcionar por aqui e fomos fazer umas compras num supermercado que mais parecia um shopping center. Comprei comida e alguns utensilios de cozinha, pois em casa nao tinha nada. Ela me levou num restaurante de comida tipica daqui, um lugar bem simples, bem barato, como tudo por aqui. (pausa pra enxugar o suor da testa...).
No final da tarde, nao conseguia conter o sono e fui dormir as sete horas da noite. Acabei acordando as duas da madruga. Maldito Jet lag!!! Fiz forca e consegui dormir ateh as seis e pouco. Se nao forcar um pouco, vou demorar muito pra me adaptar aos horarios. Como era muito cedo, tomei um nescafe, que aqui eh vendido em caixas com saches. Cada sache dah pra uma xicara e jah vem com acucar. Depois saih pelo campus pra dar uma olhada melhor e fazer umas fotos. Ainda estava um pouco fresquinho de manha bem cedo. A universidade onde estou e onde vou trabalhar eh estatal, descobri. Chama-se XISU- Xi An International Studies University. O campus onde estou morando jah tem uns 50 anos, e eh bem grande. Hoje em dia funciona mais como moradia pros professores e estudantes, restam alguns cursos e hah muitas quadras de basquete, tenis e um campo de futebol enorme. Existe um campus novo, que é onde eu vou dar as aulas de português e espanhol. Havia muitas pessoas se exercitando de manha cedo, muitos idosos inclusive. As pessoas me olhavam e eu me senti realmente estrangeiro, diferente. Eh bem estranho ser fisicamente diferente num lugar onde nao se fala a lingua das pessoas, que sao 8 milhoes nesta cidade, por sinal.
Depois fui andando ateh o centro da cidade, que nao eh longe nem perto.... Subi na torre do sino, um dos locais turisticos mais famosos da cidade. (( Apresentação dentro da torre do sino))
Fazia tanto calor nessa hora, que eu nem tive muita paciencia pra ficar ouvindo as explicacoes em inlgles do mp3 player que eu tinha alugado na entrada. Voltei e almocei as sobras do almoco de ontem do restaurante. Um frango picado com muito molho picante e amendoim, que requentei na minha nova wok de ferro, de fundo grosso, de 27 reais!!!!
Acabo de voltar de um shopping de eletronicos, onde tinha ido com Charlie, o diretor da minha area da faculdade. Encomendei um Mac Book!!!! Vai me custar 10.000 Yuans, 1300 doletas, mas eh uma maquina!!! dualcore 2.0, 80 gb, 1g ram......
((pagamento em dinheiro vivo...))
Em breve estarei escrevendo e postando fotos da minha sala com ar condicionado.
Agora vou voltar pra casa, jah estou morrendo de calor e sono. Poderia contar milhares de detalhes mais, sobre tudo que tenho visto e vivido neste dois dias por aqui, mas vou deixar pra destilar as sensacoes e contar tudo com mais clareza pra vcs.

meu tel por aqui
tem que discar: 00 86 1582 9760355
se nao der certo, tentem colocar um 29 depois do cod do pais
mandem este email a quem eu esqueci e a quem acharem necessario.

beijos e abracos a todos,

Diego

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi meu filhote adotivo,
O Alan acaba de me mostrar o teu blog e estou super impressionada. Que bacana! Estou contente que tudo está dando certo por aí, que vc está bem instalado e já está começando a fazer amigos.
Nós fizemos uma viagem bem bacana, para os EUA e voltamos há dois dias para passar Rosha haShaná com o Alan e a Beca.
Te desejamos o melhor ano do mundo, e que vc seja muito abençoado nos teus caminhos.
Beijos
Nicole

Anônimo disse...

Mais do que uma trip,
um caminho,
mais do que uma unidade,
um discurso, uma narrativa,
nao apenas uma visao astigmática,
uma compreensão míope,
daquelas que precisam ver de perto para entender direito,
respirar o ar, beber a água.

aproveita irmão, enjoy...