sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Muslim Quarter

Bem, como eu tinha prometido, vou contar sobre o centro da cidade de Xi'an. Fui pra lá na quarta-feira, num ônibus de dois andares, sentado obviamente no segundo. Esta cidade foi a capital de várias dinastias antigas da China, como a Qin (dos guerreiros de terracota), da Tang, da Ming, etc. Ou seja, alguns milhares de anos de história. A cidade antiga, o que eu estou chamando de centro, é cercada por uma muralha bem desenhadinha, que faz um retângulo em volta dela. A avenida que está do lado da minha universidade é bem o eixo norte-sul da cidade. Pegando um ônibus que suba essa avenida reto sentido norte, chega-se ao portão sul da muralha. É uma visão bem impressionante, tem uma praça enorme logo antes da entrada. Contorna-se a praça e tem um túnel por dentro da muralha à direita da antiga entrada.
Eu desci num lugar qualquer lá no meio e comecei a andar, procurando alguma coisa interessante. De repente, vejo que estou num lugar bem turístico e cheio de gente. Quando vi que tinha umas chinesas de lenço no cabelo, percebi que estava no famoso bairro muçulmano de Xi'an. Dei uma pesquisada: moram uns 50.000 muçulmanos aqui na cidade (que tem 8 milhões de habitantes no total). Os muçulmanos chegaram na China há muitos séculos, primeiro vieram comerciantes que aqui chegavam por via marítima e pela rota da seda. A rota da seda foi uma estrada de comércio que se formou quando império romano começou a fazer negócio com os chineses. Depois, no séc. XIII, quando os mongóis conquistaram a Ásia central, muitos persas e turcos fugiram pra China. A religião criou o vínculo entre esses diferentes povos islâmicos e surgiu a etnia chinesa muçulmano Huì. A cidade de Xi'an era muito importante nessa época, ainda mais por ser o ponto de partida da rota da seda em direção ao ocidente.
É estranho ver um monte de ruas cheias de chineses com véus, placas escritas em árabe e chinês, olhinhos puxados que não comem porco nem tomam cerveja (como a maioria das pessoas faz aos montes nesta região). Vi vários templos antigos que pareciam ser usados até hoje em dia e deu vontade de conhecer. Mas eu não falo chinês nem sou muçulmano, ia ser foda. Tem uma feira que vende basicamente frutas secas, especiarias, nozes e artesanato. Tem uma ruazinha bem estreita, o famoso mercado do bairro. Vendem de tudo, até roupa de marca, que não sei se era desvio de produção ou falsificado mesmo. Essa parte mais turística é bem isso, eles só querem ganhar dinheiro. Vendem de tudo que os viajentes queiram levar de pechincha e souvenir. Não tem muita história. Quem quer história tem que procurar, como eu tento fazer cotidianamente.
Uma das partes mais interessantes que eu achei, é uma rua cheia de vendinhas de comida, cheia de becos, como muitos lugares da cidade.


Escolhi para almoçar um lugar que vi que tinha uns turistas comendo do lado de dentro. Os muçulmanos fazem uns pratos um pouco diferentes dos chineses, mas não muito. Neste lugar eles faziam um pão chato de massa folhada com recheio de verdura e um prato com uns cubinhos moles temperados, que me disseram se tratar de algo feito com feijão, vai saber como.




Trabalhava uma família inteiro lá. A mãe arranhava um inglês e tentou me explicar sobre a comida que ela fazia.
Percorri muitas ruas do bairro depois disso, observando muita coisa interessante. Andei por ruas onde os turistas não costumam ir e as pessoas me olhavam mais ainda que o normal. Os caras que dirigem um tipo de moto-taxi com cabine ficavam o tempo todo me perguntando se eu queria subir e ir pra algum lugar. Eu só balançava a cabeça negativamente. Está tudo repleto com estas entradinhas pro meio do quarteirão.


Depois disso, quis ir visitar a muralha, mas não entrei porque tinha que pagar e eu queria ficar uma tarde inteira dando a volta na cidade antiga pra valer a pena.


Decidi contornar uma parte da muralha até a saída do portão sul. Estava bem tranquila esse pedaço todo, foi gostoso em contraste com a balbúrdia do resto do centro.





.....

O tempo aqui anda chuvoso e deu uma esfriadinha boa. Ontem me levaram pra comer num restaurante de uns tibetanos. Uns espetinhos de cordeiro na brasa, brócolis e pepinos com muito alho e um macarrão frito com molho de tomate e muito tempero. Muito tempero sempre, por aqui. E picante. Já tenham isso sub-entendido!

Até.

4 comentários:

Unknown disse...

as fotos tão lindas!
mas me conta, não rolou um piriri depois de tanto tempo?
rs
bjobjobjo

Anônimo disse...

Di meu amor, finalmente consigo entrar nos comentários. Adoro os teus relatos e o jeito como vc descreve td. As fotos entao, sao lindas...como sempre (hehe mami falando). Bjos mil
Mami

Anônimo disse...

Oi Diego !
Tô adorando ver suas fotos e ler suas histórias ! Parece que estou aí...
Beijos !
Flávinha

Anônimo disse...

Oi Diego
é muito legal acompanhar a sua "viagem " aí. Vou ler com calma no feriadão. Demais!!